Amanda no país das vitaminas



Livro: Amanda no país das vitaminas.
Autor: Leonardo Mendes Cardoso.
Editora: Editora do Brasil.
Ilustrações: André Mattos Pereira.

Intencionalidade educativa
• Decodificar e interpretar textos e imagens;
• Desenvolver a linguagem oral;
•Distinguir alimentos saudáveis de não saudáveis;
• Compreender a importância e a função das vitaminas;
• Desenvolver o hábito de comer verduras, frutas, legumes, cereais e ter noção de sua importância para a saúde.
• Oportunizar a criação de conceitos relacionados a alimentos industrializados e o mau que pode causar a saúde se for ingerido em excesso.

Momento inicial
Ø  Roda de conversa: conversa informal a respeito do tipo de alimentação que os alunos ingerem; em seguida, questionamentos sobre o que eles pensam que é uma alimentação saudável.
Ø   Leitura prévia do livro: Qual o título do livro? Qual assunto o livro irá tratar? O que será o país das vitaminas? Vocês sabem o que são vitaminas?
Ø  Leitura compartilhada.
Ø  Questionamentos pós-leitura: Quais as vitaminas que são mostradas no livro? Qual a importância das vitaminas para a nossa saúde? Por que precisamos ter uma alimentação saudável? O que a história nos ensinou?


Suporte de conteúdo




ATIVIDADE 1

      Conduzir os alunos até a cantina da escola, abrir a geladeira e observar quais os alimentos vistos na história, que contem vitaminas. Em seguida, fazer questionamentos a respeito de comidas que podem ser feitas com frutas, verduras, legumes e cereais. Após, ir até a cozinha, pegar alguns legumes e frutas e levar para sala de aula, com o intuito de junto com as crianças fazer um prato criativo com esses ingredientes, e incentivá-los a comer no momento do almoço, seja na escola ou em casa. Durante a atividade, indagar os alunos a respeito da importância desses alimentos para a saúde. Exemplos de pratos que podem ser feitos:





 ATIVIDADE 2:

Dividir a sala em grupos e distribuir revistas que contenham alimentos saudáveis e não saudáveis. Em seguida, pedir para que os alunos colem em um cartaz os alimentos encontrados que consideram que não fazem bem para saúde e os que fazem bem para a saúde. Após o término da atividade, falar a respeito de todos os alimentos e enfatizar porque não devemos ingerir alimentos industrializados e/ou muito gordurosos em excesso, como refrigerante, por exemplo. E, explicitar que tais alimentos podem trazer transtornos e doenças para a saúde.


Alimentos saudáveis// Alimentos não saudáveis

ATIVIDADE 3:
 

Em sala, construir com os alunos a pirâmide alimentar, com embalagens de alimentos e/ou imagens de revistas ou jornais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário