A escolinha do mar


Título: A Escolinha do Mar
Autora: Ruth Rocha
Editora: Salamandra

Descrição do livro: 
No fundo do mar existe uma escola, onde polvos, lulas e siri-patolas, todos os peixinhos e estrelas-do-mar se juntam alegres para estudar. Lá dona Ostra e o professor Camarão ensinam felizes sua lição.No fundo do mar existe uma escola, onde polvos, lulas e siri-patolas, todos os peixinhos e estrelas-do-mar se juntam alegres para estudar. Lá dona Ostra e o professor Camarão ensinam felizes sua lição.

Suporte pedagógico: História disponível em slide.
http://pt.slideshare.net/emeicantinhodoceu/a-escolinha-do-mar-ruth-rocha

Objetivos:
- Estudar a obra “A escolinha do mar”;
- Criar uma obra inspirados no livro;
- Possibilitar o conhecimento das diversas espécies do mar;
- Conhecer o ambiente marinho;
- Cuidados, hábitos e preservação.

ATIVIDADE 1
  • Roda de conversa: explorando os conhecimentos prévios dos alunos, e suas curiosidades.
  • Mostrando a capa do livro, explorar das crianças que ideias elas imaginam do que o livro fala;
  • Contação de historia: “ A escolinha do MAR” Ruth Rocha
  • Conversa de compreensão do texto, perguntar a eles o que eles entenderam da história, que animais tinham...
  • Atividade Coletiva: Retomar juntos com os alunos a sequencia lógica da história “ A escolinha do mar” de Ruth Rocha. Em seguida, iniciar a confecção de um cartaz registrando o que eles entenderam da historia e assimilaram os momentos da historia e sua sequencia, onde cada criança terá sua participação através do desenho e da escrita.
  • Roda de conversa: Retomar o que estudamos na aula anterior
  • Conversar sobre algumas curiosidades alguns animais marinhos que tem na  historia “ A  escolinha do mar”.

ATIVIDADE 2 - CURIOSIDADE SOBRE OS ANIMAIS
Para realizar a conversa é interessante que o docente traga curiosidades sobre o fundo do mar, os animais citados no livro. É interessante que durante cada explicação o docente traga imagens do animal ou mostre o animal no livro para que eles compreendam melhor.

  • O camarão é conhecido como o "lixeiro do mar". Ele tem essa fama porque se alimenta de animais mortos e outros detritos orgânicos
  • As lagostas têm o corpo alongado; também têm pinças diferentes, sendo que a maior é usada para acerar alimentos, como os mariscos.
  • As estrelas-do-mar são animais marinhos e carnívoros, que se caracterizam pelo esqueleto calcário sobre a pele. Apesar da sua aparência inofensiva, são conhecidas como sendo animais vorazes e predadores.
  • As ostras são moluscos que se desenvolvem em águas marinhas dentro de conchas de formatos irregulares e desiguais entre si. 
  • As baleias são os maiores animais já existentes (podem chegar a 3 vezes o tamanho de um dinossauro).
Logo após, os alunos deverão registrar por meio do desenho e da escritao animal marinho que mais o interessou.


ATIVIDADE 3 - CRIAR UM AQUÁRIO:
Materiais: 
Tintas coloridas, cartolina ou folha de ofício e feijões para fazer os olhos dos animais.
Passo a passo:
  • Inicialmente o professor deverá desenhar e cortar a cartolina ou papel no formato de um pequeno aquário.
  • Pintar uma das mãos dos alunos com tinta para marcar a cartolina. Abaixo, segue dois  modelos de animais (peixe e polvo) para elaborar junto com os alunos
  • Se quiser, pode ser adicionado algas com papel crepom, pedrinhas com feijões, ou utizando tinta mesmo! O que vale é a criatividade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário